MAPPING PHILOSOPHY AS A WAY OF LIFE
New Year Course

New Year Course

In partnership with Centro Luís Krus, the project offers a New Year Course on Philosophy as a Way of Life in two modules, which can be attended together or separately. The course will be taught online and in Portuguese language. 

Full information in Portuguese below.

Em parceria com o Centro Luís Krus, o projecto oferece um Curso de Introdução à Filosofia como Modo de Vida em dois módulos, que poderão ser frequentados em conjunto ou separadamente, na modalidade de ensino à distância (online).

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 26 de dezembro e são feitas através da plataforma InforEstudante. Para inscrições tardias, é favor contactar o secretariado do Centro Luís Krus, através do email: clk.flv@fcsh.unl.pt.

Os cursos do Centro Luís Krus são de admissão livre, não exigem requisitos prévios, e destinam-se ao público generalizado, podendo integrar quer um projecto de formação contínua, quer um suplemento educacional. Ambos os módulos estão acreditados pelo CCPFC para professores dos Ensinos Básico e Secundário e equivalem a 2 créditos ECTS para estudantes em qualquer um dos ciclos de estudo.

Mais informações aqui.


Descrição do curso

Segundo as interpretações influentes de Pierre Hadot e Michel Foucault, a filosofia terá surgido, nos seus primórdios, não como um corpo de conhecimentos teóricos, lógicos, abstratos, mas como uma atividade eminentemente prática, com um forte pendor existencial, cujo objetivo era a transformação do indivíduo por forma a alcançar a vida boa, completa, feliz. A filosofia era, assim, “um modo de existir no mundo” cujo objetivo era a transformação da própria vida, pelo que a filosofia não se distinguia da vida nem do caráter de quem a praticava, mas constituía-se, justamente, como um “modo de vida” ou uma “arte da vida”. Apesar de particularmente característica da filosofia antiga, Hadot e Foucault sublinham a forma como ela foi recuperada de diversas formas na filosofia medieval, moderna e contemporânea, encontrando expressão em Descartes, Espinosa, Schopenhauer e Nietzsche, entre outros. O curso dedicar-se-á ao estudo desta mesma tradição de pensamento, abrangendo, num primeiro módulo, as suas versões antigas (Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicurismo, Cinismo, Estoicismo e Ceticismo), e as suas versões medievais (Agostinho, Tomás de Aquino e Mestre Eckhardt). Num segundo módulo, abordar-se-á esta mesma tradição de pensamento nas suas versões modernas (Montaigne, Descartes, Espinosa), e nas suas versões contemporâneas (Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger, Cioran e Foucault). Procurar-se-á não apenas analisar esta conceção de filosofia no contraste com outras modalidades e especialmente no contraste com a filosofia académica atual, mas também os conteúdos dos “modos de vida” ou “artes da vida” propostos pelas várias filosofias, abordando questões como o alcance da felicidade ou plenitude, a posição do homem no cosmos e a sua relação com o destino, o controlo dos desejos e das emoções, o combate dos medos e a tranquilidade perante a morte, a relação do homem com a finitude e o sentido da existência, a liberdade de ação e as possibilidades de individualidade, autenticidade e criação de si mesmo. O curso terá uma componente teórica de exposição de conteúdos e uma componente prática, que consistirá na leitura, análise e discussão de passagens selecionadas das obras de Platão, Aristóteles, Epicuro, Epicteto, Séneca, Cícero, Lucrécio, Marco Aurélio, Agostinho, Tomás de Aquino, Montaigne, Descartes, Espinosa, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger e Cioran, entre outros. Os textos selecionados serão disponibilizados no início do curso. 

Filosofia como Modo de Vida I: Antigos e Medievais

15–26 janeiro 2024 | Dias úteis das 18h00 às 20h30

Docentes: Antonio Cardiello, Gianfranco Ferraro, Hélder Telo & Marta Faustino

info
 

Filosofia como Modo de Vida II: Modernos e Contemporâneos

29 janeiro – 9 fevereiro 2024 | Dias úteis das 18h00 às 20h30

Docentes: Antonio Cardiello, Bartholomew Ryan, Gianfranco Ferraro, Hélder Telo, Luís Aguiar de Sousa & Marta Faustino

info